Sexta, 11 24th

Last updateTer, 09 Mai 2017 2pm

Linha de Pesquisa

ÁREA 1: Saúde Coletiva

A área de Saúde Coletiva engloba estudos epidemiológicos para a investigação dos diferentes fatores de risco e de proteção das doenças e agravos, visando a promoção da saúde. Além disso, objetiva a avaliação de sistemas, programas e serviços de saúde, incorporando estudos das dimensões da educação em saúde, tanto no processo de assistência como no processo de formação do profissional de saúde.

Linhas de pesquisa da área:

A) Educação em Saúde e Avaliação de Programas e Serviços

Esta linha de pesquisa propõe estudos do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde, de tecnologias, políticas e práticas de educação em saúde. Envolve ainda estudos avaliativos na produção de conhecimento visando à melhoria da efetividade, eficiência e qualidade de políticas, sistemas e programas de saúde.

B) Epidemiologia e Vigilância em Saúde

Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de pesquisas com dados epidemiológicos populacionais e estudo de aspectos relacionados à vigilância em saúde, incluindo aspectos da vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador, com ênfase nos aspectos dos cuidados primários.

ÁREA 2: Aspectos Clínicos dos Cuidados em Saúde

A área de concentração em “Aspecos Clínicos dos Cuidados em Saúde” estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisas com propostas preferencialmente interdisciplinares voltadas a identificação das múltiplas facetas do processo saúde-doença e seus cuidados. Essa área de concentração contempla investigações seja nos aspectos de manifestações clínicas, etiológicos, abordagens propedêuticas ou terapêuticas.

Linha de pesquisa da área:

A) Clínica, diagnóstico e terapêutica das doenças

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos clínicos, novas metodologias diagnósticas das doenças humanas e também agrega projetos de pesquisas que possam contribuir para um maior conhecimento sobre o tratamento e controle das doenças.

Você está aqui: Home Apresentação Áreas de Concentrações Apresentação Linha de Pesquisa